segunda-feira, 7 de março de 2011

“EU QUERO MAIS É BEIJAR NA BOCA”



O refrão da música da cantora Claudia Leitte virou hino dos carnavalescos que pretendem aproveitar este carnaval de maneira intensa. Porém, antes de sair por aí distribuindo beijos é bom saber que, ao contrário do que se pensa, esse não é um carinho assim tão livre de consequências:
  1. Em apenas um beijo, duas pessoas trocam, em média, 250 bactérias e podem transmitir ou contrair doenças perigosas, como a gripe.
  2. De acordo com um estudo realizado por médicos australianos, beijar na boca de múltiplos parceiros aumenta em quatro vezes a chance de pegar meningite meningocócica.
  3. Não é preciso dizer qual a principal forma de contaminação da chamada “doença do beijo”. Como nem sempre a pessoa sabe que tem o vírus Epstein-Barr, já que a mononucleose pode ser assintomática, ela acaba transmitindo a doença a outras pessoas.
  4. Herpes, que pode se manifestar anos mais tarde, geralmente durante fases em que estiver com a imunidade baixa. O herpes pode aparecer como um machucado na boca ou até mesmo em outras partes do corpo.
  5. Se você não dá a devida atenção à higiene bucal, pode pegar – e transmitir – cárie através do beijo. Para evitar pegar a bactéria alheia, capriche na escovação e não abra mão do fio dental diariamente, assim você fortalece a sua imunidade bucal e as bactérias não encontrarão um ambiente propício ao desenvolvimento.
  6. A sífilis pode ser transmitida pelo beijo, se a outra pessoa estiver contaminada e tiver alguma ferida na boca. A forma mais comum de contágio, no entanto, é a sexual.
Agora fica a dica: nesse carnaval brinque, se divirta, mas, pense nas consequências, se previna. Carnaval passa rápido, são apenas alguns dias de diversão, sua saúde, é para a vida toda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário