terça-feira, 5 de julho de 2011

OS PACIENTES FREQUENTEMENTE CONFUNDEM PLACA E TÁRTARO, E A MANEIRA COMO ELES ESTÃO RELACIONADOS

A placa é um depósito de bactérias viscoso, incolor, que se forma constantemente na superfície dentária. Saliva, sangue e fluidos se combinam para produzir esses depósitos, que se acumulam sobre os dentes e nos pontos de junção dos dentes com a gengiva.

A formação da placa pode causar manchas nos dentes, e é também o principal fator a desencadear a doença periodontal (doença gengival). O combate à placa é parte constante de uma boa higiene oral.

A placa começa a se formar 4 a 12 horas após a escovação, por isso é tão importante escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, e usar o fio dental diariamente.

O tártaro, também chamado de cálculo, é um acúmulo áspero que pode causar manchas nos dentes e causar descoloração.

Ele fica fortemente aderido aos dentes, e só pode ser removido pelo dentista. A formação de tártaro também pode dificultar a remoção de nova placa e bactérias.

A suscetibilidade dos indivíduos à placa e ao tártaro varia imensamente. Para muitos de nós, esses depósitos passam a se formar mais rapidamente à medida que envelhecemos.

As fotografias abaixo mostram os graus de formação de tártaro (ou cálculo).

ENTENDA O QUE É O CÁLCULO
O cálcio e o fosfato se unem para formar cristais sobre os dentes. Esses cristais de fosfato de cálcio acabam endurecendo dentro da placa, formando o cálculo. Certos tipos de substâncias químicas, chamadas pirofosfatos, ajudam a diminuir a formação de cálculo, interrompendo o crescimento dos cristais sobre a superfície dentária e impedindo a formação de novos cristais.

FORMAÇÃO DE CÁLCULO


INIBIÇÃO DO


VOCÊ PODE AJUDAR A PREVENIR O TÁRTARO:

·         *   Limpando os dentes no consultório a cada 6 meses, ou com maior frequência, conforme recomendado pelo dentista ou pelo higienista.
·        *   Escovando os dentes!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário