sábado, 25 de agosto de 2012

Cientistas apresentam no interior de SP efeitos da Ayahuasca no cérebro.



Os efeitos sobre o cérebro causados pela substância alucinógena ayahuasca, mais conhecida como "chá do Santo Daime", viraram tema de uma apresentação científica neste sábado (25) em Águas de Lindoia, no interior de São Paulo. Quatro pesquisadores apresentam seus estudos sobre a bebida na 27ª Reunião Anual das Sociedades de Biologia Experimental (Fesbe), que ocorre na cidade desde quarta (22).

Um dos estudos, conduzido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em Ribeirão Preto, analisou a atividade cerebral de cinco homens e cinco mulheres, entre 24 e 48 anos, antes e após 40 minutos da ingestão do chá. Cada voluntário passou por dois exames de ressonância magnética.

Segundo o professor adjunto do Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Tiago Sanchez, que participou da pesquisa entre 2007 e 2011, a bebida ativa uma região do cérebro relacionada à memória e outra ligada à visão -- mesmo se a pessoa estiver com os olhos fechados.
Isso poderia explicar, por exemplo, as visões ou imagens de caráter espiritual que os praticantes do ritual relatam.

"Ainda não se sabe, porém, se as áreas da visão natural participam da imaginação e da criação de imagens mentais", afirma Sanchez.
De acordo com ele, estudos anteriores já mostraram que a ayahuasca atua nas mesmas conexões da serotonina, neurotransmissor ligado às sensações de prazer e bem-estar.




Um comentário:

  1. Olá, Barnaby Luís.

    Quem te escreve é o Fernando Ramos, coordenador das redes sociais do Ministério da Saúde. Tudo bem?

    Desculpe-me por enviar e-mail dessa forma. Tentamos encontrar um contato telefônico seu, mas sem sucesso. Escrevo para checar a possibilidade do blog Saúde Bucal em Jordão (http://www.dentistaluis.blogspot.com.br/) se incorporar a um banco de dados das redes sociais deste ministério.

    Desde 2011 o Ministério da Saúde tem procurado estreitar os laços com blogueiros e aprimorar nossa interação nas redes sociais. Exemplos disso são a criação do Blog da Saúde, segmentação de perfis nas mídias sociais, entrevistas que o ministro Alexandre Padilha já concedeu a blogueiros, mesas de comunicação na 14ª Conferência Nacional de Saúde com blogueiros participando e palestrando, disponibilização de materiais específicos, dentre outros.

    Por isso entramos em contato contigo, Barnaby Luís. Trata-se de mais um passo dessa ação de melhor diálogo com as redes sociais. Temos um banco de correspondências virtuais com vários blogs/sites para os quais encaminhamos materiais, avisos de pauta, fazemos follow-up para entrevistas, enfim, blogs e sites independentes e profissionais que recebem o mesmo tratamento que a grande imprensa recebe quando demanda nossa assessoria de imprensa. Diante disso, fazemos um mapeamento constante de alguns sites/blogs por regiões e temas e seria interessante se seu blog fizesse parte desse nosso mailing.

    Contextualizado isso, vocês teriam o interesse de fazer parte desse banco de correspondências, de mailing do Ministério da Saúde? Caso sim, responda este e-mail com seu endereço físico completo (Rua, bairro, CEP etc), além de confirmar seu e-mail e telefones de contato para incluirmos em nosso banco de dados.

    Espero contarmos com a contribuição de vocês para melhorarmos e ampliarmos esse diálogo na internet.

    Atenciosamente, Fernando Ramos.

    ResponderExcluir